![](https://static.wixstatic.com/media/5155fc_4b8a72debdad46ad8599fe03ae941da0~mv2.jpg/v1/fill/w_980,h_967,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/5155fc_4b8a72debdad46ad8599fe03ae941da0~mv2.jpg)
"Ensaio sobre Joni Mitchell"
Releitura de "Joni Mitchell, Self-Portrait"(1999) de Joni Mitchell
Artista: Priscila Sissi
Acrílico sobre tela de 30 x 30 cm
Ano:2021
Local:SP - Brasil
"Ensaio sobre Joni Mitchell" revisita a obra de uma artista de plúrimos talentos, que se auto avalia, primordialmente, como pintora, mas que, para além das artes plásticas, descobriu-se singular cantora, sendo também considerada uma das melhores guitarristas de todos os tempos, uma das maiores compositoras da história e, possivelmente, a artista feminina mais importante e influente do século XX, segundo o guia All Music*.
Dentre muitos autorretratos, na sua obra de 1999, que se tornou capa do álbum Both Sides Now, a artista abandonou a pintura solta mais livre das obras anteriores e alcançou tons mais sóbrios que somente a experiência e o decurso do tempo poderiam atribuir à sua paleta, claramente resgatando as antigas influências de Van Gogh e Picasso em seu trabalho.
Revisitar, então, em formas retilíneas e, portanto, mais racionais, o retrato que tão bem ilustra a figura da, nas palavras da própria artista, "pintora solitária", que vive "em uma caixa de tintas"**, é conferir, em detalhes, a dramaticidade de suas cores, o contexto psíquico da figura pensativa, que se mescla ao fundo soturno, deixando-se abrumar por detrás de breves pontos de cores cálidas: o rubro que colore os lábios, o vermelho intenso do vinho na taça e o laranja ardente da brasa do cigarro.
Dessa forma, a solidão que originalmente caracteriza a personalidade da artista, aqui, converte-se em solitude, como o estado em que o ser se encantoa para avaliar a sua própria condição existencial. Alegoricamente, isolam-se as cores originais, de modo a se tornarem perceptíveis todas as nuances dessa profunda reflexão acerca da vida.
É o que parece refletir o trecho da canção "Both Sides Now" Joni Mitchell:
Eu olhei a vida de ambos os lados agora
De cima a baixo e, de alguma forma,
É das ilusões da vida que eu me recordo
Eu realmente não conheço a vida
*ANKENY, Jason. Joni Mitchell Biography. All Music. Disponível em: https://www.allmusic.com/artist/joni-mitchell-mn0000270491/biography. Acesso em: 27 fev. 2021.
**Conforme a letra original da canção “A Case of You” (1971), do disco Blue: “Oh I am a lonely painter/ I live in a box of paints...”
Comments